Demonstrações em Escolas

A impressão 3D chegou para ficar!

Actualmente, a impressão 3D cresce 20% ao ano e estima-se que em 2022, 10% do que utilizamos em plástico seja impresso em 3D!

Quais são as principais vantagens?

Esta tecnologia permite soluções nunca antes vistas e está a revolucionar os habituais meios de produção, substituindo-os ou acelarando-os e baixando em mais de 50% no desenvolvimento de novos produtos.

Os alunos podem, através da sua criatividade, conceber peças únicas e expressarem-se de uma outra forma!

A impressão 3D permite obter um protótipo do objecto final num curto espaço de tempo e com uma fiabilidade muito grande. Para além disso, é uma tecnologia barata e por isso, diminui os custos de desenvolvimento.

Por outro lado, através da impressão 3D é possível fazer peças nunca antes possíveis de fabricar!

Tudo isto faz com que seja uma das tecnologias emergentes que tem mais capacidades para se estabelecer e crescer!

A impressão 3D ainda é capaz de reduzir o desperdício, uma vez que existem poucos excedentes de produção.

Em zonas remotas surge como uma tecnologia que é capaz de resolver muitos problemas, apenas com uma máquina.

 

O que impede a impressão 3D de crescer mais?

Existem dois factores cruciais para que a impressão 3D obtenha alguma resistência: um deles é real e o outro é uma percepção.

Para se obter um modelo 3D é necessário modelá-lo em programas CAD (desenho assistido por computador) e, uma vez que ainda são poucas as pessoas com tais conhecimentos, as pessoas mantêm-se afastadas por desconhecimento. Ainda assim, a comunidade é muito grande e existem já milhões de modelos 3D disponíveis para download em dezenas de websites pela internet.

No caso de formação, sessões de esclarecimento/apresentação da impressão 3D para professores, alunos e comunidade escolar em geral, nós podemos contribuir.

Solicite uma visita à sua escola sem qualquer custo.

Contacte-nos!

 

 

 

 

 

 

 

 

O outro factor impeditivo ao crescimento da impressão 3D é a percepção de que as máquinas são aparelhos complexos e de difícil manuseamento. Efectivamente, as máquinas de baixo custo têm, normalmente, uma aparência confusa mas cada vez mais existem impressoras 3D amigas do utilizador e que tornam a impressão 3D em algo como imprimir no vulgar papel!

Um exemplo nato disso, é a impressora portuguesa BEETHEFIRST que tem a sua versão para escolas, a BEEINSCHOOL, que são impressoras de uso fácil e imediato e não necessitam de manutenção.

BEETHEFIRSTBEEINSCHOOL

 

 

 

 

 

 

 

 

Estas são opções para quem começa na impressão 3D e quer uma máquina funcional. Ainda assim, existem muitas outras opções e nós podemos aconselhar o que mais se adeque às necessidades da sua escola.

Desde sessões de digitalização 3D, a explicações das possibilidades e utilidade da impressão 3D em diversos meios: do escolar ao insdustrial.

Contacte-nos!