Actualmente, a impressão 3D cresce 20% ao ano e estima-se que em 2022, 10% do que utilizamos em plástico seja impresso em 3D!
Esta tecnologia permite soluções nunca antes vistas e está a revolucionar os habituais meios de produção, substituindo-os ou acelarando-os e baixando em mais de 50% no desenvolvimento de novos produtos.
Os alunos podem, através da sua criatividade, conceber peças únicas e expressarem-se de uma outra forma!
A impressão 3D permite obter um protótipo do objecto final num curto espaço de tempo e com uma fiabilidade muito grande. Para além disso, é uma tecnologia barata e por isso, diminui os custos de desenvolvimento.
Por outro lado, através da impressão 3D é possível fazer peças nunca antes possíveis de fabricar!
Tudo isto faz com que seja uma das tecnologias emergentes que tem mais capacidades para se estabelecer e crescer!
A impressão 3D ainda é capaz de reduzir o desperdício, uma vez que existem poucos excedentes de produção.
Em zonas remotas surge como uma tecnologia que é capaz de resolver muitos problemas, apenas com uma máquina.
Existem dois factores cruciais para que a impressão 3D obtenha alguma resistência: um deles é real e o outro é uma percepção.
Para se obter um modelo 3D é necessário modelá-lo em programas CAD (desenho assistido por computador) e, uma vez que ainda são poucas as pessoas com tais conhecimentos, as pessoas mantêm-se afastadas por desconhecimento. Ainda assim, a comunidade é muito grande e existem já milhões de modelos 3D disponíveis para download em dezenas de websites pela internet.
No caso de formação, sessões de esclarecimento/apresentação da impressão 3D para professores, alunos e comunidade escolar em geral, nós podemos contribuir.
Solicite uma visita à sua escola sem qualquer custo.
O outro factor impeditivo ao crescimento da impressão 3D é a percepção de que as máquinas são aparelhos complexos e de difícil manuseamento. Efectivamente, as máquinas de baixo custo têm, normalmente, uma aparência confusa mas cada vez mais existem impressoras 3D amigas do utilizador e que tornam a impressão 3D em algo como imprimir no vulgar papel!
Um exemplo nato disso, é a impressora portuguesa BEETHEFIRST que tem a sua versão para escolas, a BEEINSCHOOL, que são impressoras de uso fácil e imediato e não necessitam de manutenção.
Estas são opções para quem começa na impressão 3D e quer uma máquina funcional. Ainda assim, existem muitas outras opções e nós podemos aconselhar o que mais se adeque às necessidades da sua escola.
Desde sessões de digitalização 3D, a explicações das possibilidades e utilidade da impressão 3D em diversos meios: do escolar ao insdustrial.